santa maria

Hacker invade perfil e pede dinheiro 'emprestado' a contato que é delegado

João Pedro Lamas

Foto: Reprodução (Diário de Santa Maria)

Um hacker invadiu o perfil de um morador da Região Central do Estado no Facebook e pediu dinheiro "emprestado" para uma pessoa na sua lista de contatos. O estelionatário não avançou muito no esquema, pois o contato é delegado em Santa Maria, e percebeu na hora o que se passava.

De acordo com o delegado André Diefenach, titular da 3ª Delegacia de Polícia (3ª DP), golpes desse tipo não são incomuns, e é importante que usuários da internet estejam alertas.

- Isso aí ocorre de várias maneiras. Você clica em algum link suspeito, dentro da própria rede social mesmo, como um anúncio, é redirecionado para uma página que pede para confirmar a senha, trocar a senha, coisa assim, e pronto, você perde o acesso à sua conta. O hacker toma controle do seu perfil na rede social, troca e-mail, telefone, pergunta de segurança, você não consegue recuperar, e ele faz o que quiser - conta Diefenbach.

No esquema, o estelionatário vai, então, até a sua lista de contatos e manda mensagens para contatos aleatórios, nos moldes da que consta na foto:

"vc não tem 2.800 reais para mim emprestar ate o final da tarde. por que fui fazer uma transferencia aqui referente a um pagamento mais minha conta esta com problema so vou no banco mais tarde".

Vítima de golpe em site de compra e venda sofre prejuízo de R$ 83 mil em Santa Maria

O delegado Diefenbach aponta que a vítima, nesse caso, foi uma pessoa instruída, o que demonstra que qualquer um pode ser vítima, e confiável, então um amigo desavisado poderia ter acreditado no pedido e "emprestado" o dinheiro.

- Nesse caso, ele já repassou uma conta bancária. Já checamos e ela é do Paraná. O número de telefone, já que ele queria conversar por WhatsApp, tem prefixo 51. Há envolvimento de laranja, o que torna a investigação mais complicada. Caso houvesse o depósito ou transferência de dinheiro, improvável que houvesse restituição - diz Diefenbach.

Esse golpe é uma variação de tantos outros que acontecem em todo o Brasil e já foram noticiados diversas vezes pelo Diário: do bilhete premiado (estelionatários abordam a vítima querendo trocar um suposto bilhete premiado por valor menor que o do prêmio), do telefone (vítima recebe ligação de um criminoso que se passa por parente e diz precisar que seja feita uma transferência para pagar o mecânico porque seu veículo quebrou na rua/estrada) e de sites de compra e venda pela internet.

Caso haja suspeita de que você tenha sido alvo desses criminosos, é importante buscar a Polícia Civil. O telefone é o 197. Foi a orientação repassada pelo delegado Diefenbach à vítima do hacker. O caso foi registrado na delegacia de polícia e será investigado. Nesse meio tempo, a vítima buscou reaver a sua conta por meio dos serviços de atendimento do Facebook. Caso isso demore, como foi o caso, é possível pedir que amigos "denunciem" o perfil, de forma que haja bloqueio automático.

- Hoje, qualquer pessoa tem acesso à internet. Computador de mesa, notebook, tablet e celular. Pessoas mais ingênuas podem acabar se tornando vítimas. Com menos experiência na rede. Vê um anúncio na internet, se interessa, clica, e nem suspeita que está se tornando vítima de um hacker ou estelionatário. É preciso cautela, cuidado - conclui Diefenbach.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Funcionário de loja é rendido durante assalto em Santa Maria

Caminhão de Santa Maria é apreendido com bebidas contrabandeadas Próximo

Caminhão de Santa Maria é apreendido com bebidas contrabandeadas

Polícia/Segurança